Certa vez pensei. E se existisse um local aonde fosse possível achar qualquer resposta? QUALQUER. Se seriam os deuses criadores do universo (Occan teria duvidas quanto a isso, mas tudo bem…) então seriam eles responsáveis por tal local?

Mas seria o ser humano ou qualquer outra raça do universo capaz de aguentar toda a verdade do universo presente nesse local? Se ele começar a ler o conhecimento presente ali, ele viraria um Deus? Ou não suportaria descobrir todas as perguntas universais que nos cercam?(Quem matou Lineu? Por que o céu é azul? Quem matou Odete Roitman?) Ele conseguiria ler toda história do universo, ou pelo menos uma simples página que ilustra qualquer verdade ou fato registrado na historia universal dos mundos? Achei tão divertido o desafio que criei a ideia de uma biblioteca. A Grande Biblioteca Universal de Xirontur. Um templo e local aonde a história do universo estará sendo escrita e guardada a todo instante.

O responsável por seu conteúdo é lógico, Xirontur, um Deus que infelizmente por alguns povos e mundos poder ser conhecido por um Deus dos Conhecimentos Ocultos e Senhor dos Segredos mais temíveis, e por isso mesmo, visto como um Deus um tanto sombrio e talvez até mal. Mas as coisas não são bem assim…

Xirontur seria umas das faces do Deus do Conhecimento presente em quase todos os mundos de varias formas distintas. Poderia ser ele um outro Deus, ou simplesmente uma outra forma de um mesmo Deus. Fato é que Xirontur é responsavel por contar a história do universo. De cada ser vivo, de cada passo dado por cada criatura vivente de cada universo, dimensão ou sei lá o que mais…

A imagem de Xirontur nunca foi vista. Seus clérigos brincam que nunca se teve uma imagem de Xirontur por que ele desde o começo dos tempos teve muito a trabalho a fazer. De certa forma, eles não estão errados…

-O Espaço da Biblioteca

Mas qual o tamanho da biblioteca que guarda os segredos do universo? Bom, a resposta é simples. Infinito. Para todos que a observam, ela lembrará uma biblioteca gigantesca, de tamanho colossal. Mas segundo os clérigos de Xirontur (que também a veem assim) tudo não passa de uma ilusão. A biblioteca não tem fim, por que a cada instante as histórias se materializam sobre novas estantes que se alinham em mais uma nova categoria… Acredite, esta tudo lá, e em ordem alfabética!

Segundo alguns sacerdotes de Xirontur, ha relatos de Clérigos que foram procurar livros e nunca mais voltaram. Talvez por que dobraram demais a esquerda, ou talvez tiveram a infeliz idéia e seguir em frente para ver até aonde a biblioteca iria acabar e acabaram por descobrir uma nova e nova e nova sessão e quando viram já não sabiam aonde estavam. Algumas gerações de Sumosacerdotes já tiveram o interesse de pedir a Xirontur placas com mapas da biblioteca. Mas a maioria disse que ou ele estava muito ocupado para responder ou achou que seria quase impossível entender o mapa de algo que tem como categoria de tamanho infinito.

Nota: Em solidariedade aos companheiros perdidos, na recepção da biblioteca suas fotos ou retratos falados ficam estampados, para caso algum visitante encontra-lo, por favor, ajuda-lo a sair. Se o visitante mesmo não estiver perdido…

-Seus Administradores

Aqueles que administram a biblioteca são os próprios sacerdotes do Deus da Historia do Universo. O SumoSacerdorte recebe ordens diretas do proprio Deus e elas ficam escritas no Grande Indice de Visitantes da Grande Biblioteca Universal de Xirontur. Alí, todo aquele que está prestes a chegar se encontra inscrito e cabe a SumoSacerdote verificar as paginas sagradas do Grande Indice e ver se realmente esta tudo reservado. Pessoas não cadastradas não são bem vindas e serão expulsas imediatamente pelos Clérigos de Xirontur e se mesmo assim ele conseguir passar terá que enfrentar a fúria dos Devartur, os demônios protetores do conhecimentos criados por Xirontur com a permissão dos deuses para caçar aqueles que buscam conhecimento proibido sem autorização devida…

-Os Devartur, Demonios Protetores dos Segredos Universais

Chama-los de demônios não seria o correto. Mas por sua aparencia horrenda acabaram por assim serem chamados. Os Devartur são extraplanares criados por Xirontur para evitar que conhecimento proibido se espalhe e destrua o mundo. Você acha realmente que todas as respostas vão salvar o mundo? Pois alguns são exatamente o contrário…

Em seu estado natural são estatuas colossais. Assustadoras mais inofencivas. Pelo menos até você tentar chegar perto de algum segredo proibido pelos deuses de ser descoberto. Ai a estatua toma vida e você, meus parabéns! Será perseguido por uma criatura de tamanho Enorme, com 8 braços, imune a danos não mágicos, regenera 5 pontos de vida por turno, e acreditem pode usar qualquer perícia de conhecimento como se tivesse um valor +20 na perícia. Os Devartur carregam consigo uma espécia de zona da verdade de 6 metros que indicam a ele quando alguém estará mentindo para ele. Ele não lê sua mente, mas ele sempre saberá se você esta falando a verdade ou a mentira pra ele se estiver a 6 metros dele. Ha… se você ainda não se convenceu que ele é chato… ele soltar magias divinas como um clérigo de nível 15…

Ainda não calculei CA, ou ND do bichinho mas um devartur é um desafio épico. Existem formas mais “fáceis” de derrota-lo, mas vou deixar mais pra frente…

Bom… Por hoje é só. No proximo post vou falar sobre a Classe Prestígio Guardião de Xirontur. Que são nada mais nada menos que sacerdotes de Xirontur incubidos de guiar os futuros visitantes a Grande Biblioteca Universal de Xirontur. Eles viajam pelos planos a mando de Xirontur, mas para o azar dos mesmos sem muita informação… Aparentemente o chefe deles é muito, muito ocupado…

Vocês sabiam que os Guardiões de Xirontur e Sandman de Neil Gaiman tem tudo haver? Não? Vou explicar na próxima, junto com a classe prestígio…