Meu amigo/socio/irmão/eu/ele? Rafael, dono do Blog Coisas Comuns esta começando a escrever junto com meu amigo Ronaldo o tão sonhado mundo de magia pensado por eles. Vou ajuda-los hora ou outra destacando algumas partes do texto para vocês (com a devida alteração dos mesmos…), e quem sabe eu não mostre pra vocês até mesmo um pouco das ideias muito boas sobre mecânicas de aprendizado e evolução no RPG inventadas pelo Rafael. Não estou falando de aprendizado na fina arte de mestrar, mas digo no lado do jogador e seu personagem e a forma com que ele evolui suas capacidades. Existem muitas formas mais interessantes de se evoluir uma habilidade além de simplesmente matar monstros e somar pontos. Certas regras forçam o jogador a uma maior interatividade e conseguentemente uma riqueza maior nas interações dentro da partida.

Exemplo: Se você tem que aprender tal perícia você tem que perder tempo pesquisando-a e tentando usa-la. Seria um nível de aprendizada inicialmente fraco e que deixa incapaz de fazer muitas coisas, mas vai depender da persistencia do jogador e do interesse em pesquisar que o fará evoluir. E ele faz sozinho? Lógico que não, ele precisa de informação e ai é que vem a ajuda alheia, a intereção com locais aonde a informação é acessível e por ai vai…

Bom, eu estava falando de um mundo novo não é mesmo?

“Não se sabe até hoje como tudo funciona, nem como começou, só se sabe que algumas pessoas foram afetadas de uma forma que nunca mais irão esquecer…”

Que a magia comece!

