Eu lembro de postar nos Dados Limpos nos momentos mais curiosos… Vendo meu pai assistir um jogo do Botafogo na TV a cabo achei muito engraçado a falta descarada de profissionalismo dos locutores que são paulistas…Botafogo faz um gol

Locutor: GOL do botafogo…

Time paulista faz um gol

Locutor: GOOOOOOLLLLLLLLL DOOOOOO TIMMMMMEEEEEE PPAAAAUUUUUUULLLLLLISSTTATAAA!!!!! UAAAAAAAAAAAAA!!!!!

Ok, fui dramático. Mas esta bem parecido. Não precisa ser só time carioca não, meu pai já me mostrou que é qualquer um que jogue contra um paulista. Só vale lembrar que eu não gosto de futebol e só parei para reparar isso por que meu pai reclama o tempo todo…

Os mestres de RPG as vezes tem a infeliz ideia de favorecer uns jogadores e a outros não. A namorada, o amigo, o cara que joga bem… Ser mestre é complicado, é fato, mas nunca, jamais em sua vida favoreça mais um jogador. Você perde o respeito dos seus jogadores e muitas vezes eles perdem o interesse de jogar com você. O mestre sem seus jogadores não é nada, cada jogador experiente ou não (e você fazendo sexo com um deles ou não…) tem o mesmo valor em mesa. Se um dos jogadores for favorecido pelo acaso, ok. ohhh cagão, conseguiu achar! O jogadores dão até parabéns. Agora se o mestre favorece, o jogador também pode ser queimado e ser criticado…

Mas tomem cuidado mestres. Existe um estranho ser entre os jogadores que é famoso por sindromes de conspiração. O indivíduo vai acreditar que o mestre esta favorecendo mais fulano que ciclano e vai duvidar… Se ele é ignorado, tudo bem. O problema passa a ser quando ele convence outros disso… Ai você tem que reparar o seguinte:

Você está sendo imparcial e acabou de dar motivo para a criatura mais chata das mesas de RPG (que ficará de olho em tudo o que você faz…). Peça desculpas, faça qualquer coisa, mesmo que seja sem querer o favorecimento, procure ser mais neutro do que você acredita que seja.

Seus jogadores estão realmente querendo jogar com você ou só querem te sacanear? Pode parecer estranho, mas tem gente que só joga por que tem amigos jogando, não exatamente ela gosta da coisa. As vezes ele joga e é amigo desse seu jogador conspiracionisma (existe essa palavra?!?) mala, meus parabéns!!! Você arranjou outro mala!

Seu grupo é maduro o suficiente? Falta maturidade dos jogadores para assumirem que estão com problemas e jogadores mais experientes, mais espertos ou somente mais sortudos estão melhores que eles. É fácil acusar o mestre…

A primeira causa citada você resolve como eu já falei jogando com cautela, a segunda você consegue ou convensendo o jogador a jogar sériamente aquilo ou com certeza esperar. Se a pessoa joga sem interesse, uma hora ela vai parar de jogar por qualquer motivo (assim espero…) e por último… Um grupo imaturo ou parte dele assim já é tarefa sua mestre. Ou você muda de grupo ou passe a atura-los. No final, quem gosta de jogar RPG vai continuar e mais a frente vai ver que sindrome de conspiração e favorecimento não existe.

Mas jamais esqueça. Nunca torça para qualquer time. Você é juiz e não o torcedor ou tecnico do time. O mundo é seu, o jogo pode ser seu, mas os jogadores não. E sem eles meu caro, o RPG não existe…

