A maioria dos blogs de RPG ficam marginalizados, a beira da sociedade dos blogs (abandonados e rejeitados, eles precisam de um lar…). Infelizmente, esse conteúdo acaba por se perder, não sendo tão bem visitado e devidamente valorizado. O interessante é que no mundo dos blogs, a menos que seja de blogs mais “miguxos”, a maioria de seus participantes conhecem rpg, senão já jogaram ou ainda jogam. Não esqueçam que no Mundo VOIP, meu blog de tecnologia, faço amizades com outras áreas. Mas falta divulgação.

Essa é a primeira parte de uma série de posts para que blogueiros de RPG comecem a melhorar, além do número de visitas em seu blog de RPG, passem a quem sabe, ganhar com isso. Posso garantir que muitos nem sabem o que é um Adsense. Que seria o minimo para começar a ganhar grana, verdinha, bufunfa, troco, barão, pila ou o que mais com seu blog…

Termos Importantes e “Burocracias” provavelmente necessárias para cadastrar seu Blog

Tags: Com o surgimento da tal WEB 2.0, que é vorazmente discutida se seria ela somente uma conseguência e não um conceito novo a ideia de gerar tags, marcadores, classificações para seu conteúdo e o dos outros surgiu. Normalmente durante o cadastro da maioria dos diretórios ele pede que você classifique seu blog com tags, categorias e por ai vai. Reparem, toda vez que você escreve um post eles pedem uma categoria para seu post, estamos falando da mesma coisa!

Verificações de Autoridade de Blog : Alguns diretórios te obrigam que você introduza códigos no seu blog e clique em botões de verificação para eles atestarem que o blog que você esta cadastrando e falando sobre, seja realmente seu. A forma mais fácil é fazer um post e colocar em modo código se seu blog permitir (a maioria fica por padrão no modo html ou modo visual) e insira o código e poste. Pressione o botão e parabéns, ele vai reconhecer você como dono do blog. Logicamente, depois delete o post…

Widgets: Mais hein? Widgets são pequenas frescuras que você pode adicionar ao seu blog com relação a alguns diretórios e colocar nas colunas do seu blog. Por exemplo, minha coluna de usuários que me visitam do Mybloglog é um Widget que introduzi desse mesmo diretório. Normalmente um widget é um código que é dado a você e seu trabalho é somente introduzir no espaço das colunas do seu blog.

Diretórios de Blogs

Existe uma série de diretórios de Blogs espalhados por ai. Sempre recebo visitas de um ou outro e me surpreendo, não ha muitos blogs sobre RPG. Normalmente os proprios blogs gratuitos, blogger, wordpress e weblogger(eca) possuem internamente sistemas de busca gratuitos para seus blogs hospedados. A vantagem dos diretórios é que eles não são nem lado A nem B. Não importa de onde você venha, basta você descrever seu blog, dar seu endereço e usar o conceito de tags para descrever seu blog. Sempre recebo visitas dos diretórios, afinal é um novo lugar aonde você pode ser achado na internet, e mais por blogueiros, gente que se gostar do seu conteúdo te linka, participa e aumenta suas visitas e logicamente sua satisfação em escrever… Vamos a lista

BlogBlog: Diretório que foi adotado pela blogsfera brasileira, roda em Ruby in Rails (que pra muita gente que não sabe porra nenhuma de informática, não faz a menor diferença…) e que permite como todos outros, colocar tag, cadastras mais de um blogs, adicionar blogs favoritos e se adicionar como fã de usuários e assim você será colocado em um ranking. O pessoal do RPG por lá tem poucos, seria muito legal essa galera blogueira que visita aqui se cadastrar lá.

MyBloglogs: MyBlogLog me surpreendeu. Ele é muuuuito lento, chegando a ser cansativo e está em inglês que para muitos pode ser um problema. Mas tenho mais contatos e amigos nele que em outros diretórios. Impressionante como algo assim caiu na graça de brasileiros e pessoas de outros países…

Technorati: Robusto sistema de cadastro e busca de blogs. Alias, você pode nem ter o blog cadastrado, mas aparecer no Technorati, e o mais legal, você ainda parece no google associado ao mesmo. Site americano.

Blog Geral: Um diretório alternativo para os já existentes. Fiquem de olho talvez nos surpreenda.

Buzzca: Bunitinho, mas como tudo que é bunitinho estranhamente toda vez que cadastrava na primeira vez dava erro e quando eu ia cadastrar novamente já avisava que estava cadastrado. Não se preocupem, pode ser um erro temporário, mas não gostei da forma que ele busca. Se eu colocava “dados limpos” nada achava, somente “dadoslimpos”. Estranho, levando em consideração que o nome do blog foi cadastrado assim. Pensei eu em meu vago conhecimento que esse campo também serviria como parâmetro de busca…

Blogosfera: Uma nuvem de tags e uma caixa de buscas, bem simples. Cadastro tranquilo. Mas quando fui usar a busca para testar… Deu erro… Pelo menos a nuvem de tags funciona. Cadastrem mesmo assim, ninguém sabe quando as coisas pode melhorar.

Blogalize: O Interney está ai, seu blogalize organiza blogs por ordem alfabética. Vejam com atenção as dicas que ele da para aumentar a popularidade de seu blog. Nada melhor que umas dicas do mestre Interney. Meu Dados Limpos foi no ato.

Ajuda do Phil

Fiquem a vontade galera. Qualquer dúvida ou qualquer problema, por favor postem aqui e posso tentar ajudar. Se um desses diretórios sumir ou um novo surgir entrem também em contato. Vou deixar esse post linkado em uma página fixa como uma coletânea de dicas. Nada melhor. Alias, aproveitem e me adicionem seus infiéis! Nada melhor que uma rede de amigos.