A muito tempo atrás, em uma galaxia distante aonde nenhum homem jamais sonhou colocar seus pés (ok, eu exagerei) eu participei de uma revista eletrônica de RPG chamada Critical Hits. Eu a encontrei por um anuncio na Rede RPG e logo em seguida do forum EspaçoRPG e me interessei por ler. Pura curiosidade.

Após as primeiras edições com um visual bem amador a revista foi tomando uma forma bem mais bonita e seu conteúdo dependendo da matéria agradava. O arquivo PDF era muito pesado para navegar, algo ruim para mim e com certeza para qualquer um que se prontificasse a ler.

Fato que enviei via email minhas intenções em escrever para Critical Hits, me pareceu divertido falar sobre minha experiencia e por em pratica minhas ideias malucas. Fui correspondido com um “vamos ver”. Fiz então uma resenha sobre o Manual 4D&T que mesmo eu revisando 1000 vezes saiu com erros.

Quando Publicaram na Critical Hits Número 5 fiquei feliz, minha matéria só ficava depois de uma sobre o novo Tagmar, mas infelizmente não gostei da formatação do texto que fizeram, mas eu sobrevivi. Nota, na época eu ainda não havia me acostumado com meu apelido (se é que pode-se dizer que é um) Phil, por isso assinei “Felipe Souza (Phil)“.

Depois do meu primeiro artigo mudanças ocorreram na Critical Hits. Cada colaborador da revista deveria ter um blog feito no sistema de hospedagem do Bol, o de domínio zip.net que era horrível, mas tive que fazer também, mesmo achando muito melhor (e eu sugeri isso) criar um blog no wordpress. Na epoca criei o blog Cidade Escarlate, Hoje abandonado e com o nome que é uma homenagem uma historia original do Conan, O Cimério muito interessante.

Eu falaria sobre pequenos cenários e hora ou outra eu adaptaria um mangá dos que leio em minhas viagens pelo mundo das scans japonesas adicionando um fator exótico a revista.

Houve interação entre os blogs dos colaboradores e fiz algumas amizades que até hoje falo pelo msn. Gente de cantos bem distintos do Brasil que tinha o interesse em expor suas ideias assim como eu.

Veio então a edição número 6 que atrasou muito. Zero, o editor visual da revista (que não acho mais seu site, quando achar posto aqui http://www.notazero.blogspot.com/) estava muito atarefado. Além de falar na revista sobre Midahan, uma cidade que criei para uma campanha anterior que ainda não conclui, me comprometi em traduzir e atualizar a ficha do Papai Noel que foi liberada pela Wizards e disponibilizada no site da Devir.

Em inglês e na versão 3.5 de D&D perdi bom tempo adaptando, verificando as alterações de uma versão para outra, mas só consegui na época com a ajuda de minha amiga e tradutora profissional Elaine. Irmã da Carla que as vezes comenta aqui, que por sua vez namora o Jonathas, que por sua vez é irmão do Ronaldo que jogou RPG comigo e é dono do Hamister Tower (e que conseguiu um emprego por causa do blog vejam vocês…).

Essa Critical Hits foi a ultima. Zero, por motivos de trabalho saiu e Diek, o editor geral da revista, além de idealizador (acho…) acabou transformando a revista em um blog com Radio Online e vejam só, um Podcast sobre rpg e anime.

Quem já tem um blog sobre RPG ou mesmo acompanha regularmente este blog, sabe que blogs de rpg não são comuns. Podcast sobre o assunto acredito que a Critical Hits seja a primeira no Brasil, isso tem seus méritos.

Nota: Eu ainda não escutei nenhum dos Podcast por falta de tempo. Depois escutem e me digam se é bom. :D

Depois disso surgiu a ideia do blog Dados Limpos (esse aqui seu perdido!) quase que em seguida. Ele faz parte de um projeto maior meu na área do RPG
, talvez antes do final do ano saia.

Engraçado não? Resolvi relembrar minha trajetória na Critical Hits assim que comecei a pesquisar para falar aqui sobre revistas eletronicas de RPG. Existem revistas muito boas alias. Vou falar delas no proximo post.

Ah sim! Caso queiram ler minhas matérias na Critical Hits logo abaixo estão os links, mas estranhamente não usem “Salvar como” quando forem fazer download dos links, simplesmente cliquem nele:

Critical Hits Número 5 – Resenha 4D&T

Critical Hits Número 6 – Midahan e Papai Noel traduzido e atualizado para D&D3.5

E aqui o endereço do Grupo Critical Hits:

http://grupocriticalhit.wordpress.com/