O povo está animado com os blogs de RPG. Que bom. Com o fim das minhas provas posso começar a planejar e botar em prática varias coisas que por falta de tempo para me dedicar posso dar o pontapé inicial agora….

Já estão querendo até marcar um encontro de blogueiros RPGistas no EIRPG de 2008, dou todo apoio alias, não é a toa que tiro sempre minhas férias em julho. Vamos ver se organizamos a idéia agora, como o Tarmann da Dragonslayer comentou pelo orkut, vai ser o nosso blogcamp de blogs de rpg

Assuntos sugeridos:

Monetização: Acho que uma preocupação importante a ser discutida é sobre monetização dos nossos blogs. Muito blogueiro de rpg não sabe o que é o google adsense e uma série de outras formas de ganhar dinheiro com blogs. É um gás a mais para o blogueiro a idéia que seu conteúdo lhe dê algum retorno, mesmo que não seja muito.

Participação da Blogsfera: Falta participar da blogsfera (blogosfera, bloguesfera…) mais ativamente, não só a de RPG, isso nos limita. Precisamos de link, como o Edy mesmo Twittou (Eu Twitto, Tu Twitta, Ele Twitta… isso ta parecendo sacanagem…), Asura não! e é isso ai… Como nos inserir mais na blogsfera? O que temos de vantagem (com relação ao que falamos e discutimos) para nos tornar mais conhecidos? E por ai vai…

Temos que tentar escrever em portais colaborativos de blogueiros como o atual Pensador Selvagem que o Tsu participa. Divulgar o que escrevemos em diretórios de conteúdo como o Rec6 que agora tem uma área para posts de Entretenimento e Lazer para noticias. Eu mesmo já testei o Rec6 e ele realmente adiciona mais links a minha pagina quando busco o assunto relacionado ao que adicionei lá. Bom pra nós…

Não vamos esquecer das tecnicas de SEO (Search engine optmization), tecnicas para melhorar sua localização nos buscadores. Sitemap, robot.txt, titulos bem definidos, links de bons titulos, tudo tem que ser feito para se competir com igualdade e ser notado.

A maioria dos blogs de rpg para as atividades por que não tem retorno, nem financeiro, nem pessoal. Com coisas simples como ficar cadastrado no blogblogs você já é visto por mais gente e pelo google e outros buscadores… Eu mesmo já escrevi dicas para melhor as visitas para blogs de rpg, vejam:

A blogsfera de rpg não para de crescer. Por exemplo, postei no fórum da rederpg sobre os blogs que eu conhecia que estavam fazendo podcasts e assim conheci o excelente blog Pano de Fundo, que havia feito também um podcast!

Não posso deixar de citar o Mil Universos e seu post divertidíssimo com uma imagem comprometedora do apresentador Gilberto Barros (aquele que rasgou as cartas de Yu Gi Oh e disse que era coisa do demônio…). Aqui se faz aqui se paga :D

Para finalizar, em homenagem a Gênesis dos blogs de RPG meu mais novo personagem do Felipomanias, minhas tiras de RPG. Ele veio para nos salvar. Ele é três em um. Ele ressussitou ao terceiro dia. Ele esta criando um mundo de RPG. Com vocês… Jesus Game Designer!

jesus-game-designer