“Dr. Orima, estou com uma dúvida cruel, e acabarei cometendo um crime se você não me responder! É o seguinte: O que posso fazer quando um jogador, que possui um personagem Fada/Ladino acaba acertando o feiticeiro do grupo, deixando-o inconsciente? O pior de tudo é que no momento seguinte ele pediu para passar de nível! Por favor, me responda!

M. T. M. – Um mestre irritado com fadas”

Olá a todos. Sou o Dr. Orima, e a essa altura, você já deveria saber quem eu sou. Se não sabe, deixe a preguiça de lado e vá procurar um pouco, pois ainda não está difícil de achar meus outros textos. E você pode aproveitar também e ler como bônus uma ou outra coisa que o Phil escreveu, afinal ele é, por enquanto, o dono deste blog (Até que eu consiga convence-lo a mudar o título do blog para “Dr. Orima”).

Mas vamos deixar as apresentações de lado e ir direto para a resposta que tenho que dar. Novamente, tenho que ser curto e direto por motivos de cobranças editoriais. Se o personagem Fada/Ladino conseguiu derrubar o feiticeiro, palmas para ele! A culpa é do feiticeiro por ter tão poucos pontos de vida.

O que me deixa em dúvida é a segunda parte de sua questão. Pois não tenho certeza se o feiticeiro é capaz de oferecer um desafio justo (Resumindo: Desafio que seja capaz de gastar 20% dos recursos do grupo, ou no caso que estamos examinando, do personagem) para a Fada/Ladino. Portanto, confira no livro do mestre a pontuação em XP para personagens de 1/4 de nível da Fada/Ladino. Se isso for suficiente para que ele evolua, então sim, você deve dar um nível para o personagem.

E eu digo mais! Personagens com essa atitude não devem ser repreendidos, e sim premiados, pois esse é um ato louvável! Sacrificar o trabalho em equipe por pontos de experiência é algo que apenas os mais ambiciosos fazem!

Assim, em sua próxima aventura, pegue seu livro dos monstros e insira um exemplar de Tarrasque para enfrentar a Fada/Ladino! Assim, ele não vai mais ter do que reclamar, é XP quase garantido. E ponto final.

Dr. Orima, sádico de nível épico.

Alguma dúvida relacionada a bebidas, mulheres, casa e comida? Então está no lugar errado. Mas dúvidas sobre RPG podem ser encaminhadas ao Dr. Orima pelo endereço felipedesmelo@gmail.com!

