Bem, no Dados Sujos, estamos em uma maratona de RPG, com o Phil de férias do trabalho e nós todos de férias da faculdade fica muito mais fácil jogar, então estamos jogando desde sábado até hoje praticamente, mas infelizmente vamos dar uma pausa de um dia xD.

Bem, nessa maratona estamos jogando a campanha de D&D 3.5 normalmente, só que terça e quarta nós resolvemos jogar finalmente a 4E, diferentemente não é o Phil que mestra essa aventura e sim o Alberto, vou dar a minha opinião sobre o jogo… mas quem liga xD

Montagens das fichas:

A montagem das fichas continua igual.. demoradas.

A grande diferença, é que no level 8 você não sabe muito o que escolher pra usar de talentos.

*Tem uma penca de talentos, só que a maioria não é tão legal comparando claro á 3.5

Powers, bem… essa é uma parte maneira do jogo, escolher o que seu personagem vai fazer

Eu criei um Warlock da raça Tielfling usando o pacto das estrelas, achei muito foda as habilidades do Warlock, gostei bastante.

Combate:

Não sei se foi como o Sapo falou.. que nós não estamos acostumados ainda com a 4E e achamos o combate demorado, só que particularmente achei demorado d+, o dano é praticamente igual pra todos os personagens que é meio esquisito no meu modo de ver.

Um guerreiro level 8 causando 16 de dano num monstro com 23412312034 pontos de vida.

Os níveis dos combates também estão diferentes.. tá muito mais difícil , na verdade tá bem hardcore mesmo (morte suor e sangue) xD.

Powers e Classes:

Como já disse.. achei legal, mas também tem suas “desvantagens” por exemplo, o Warlord que o Phil fez ficou muito maneiro, achei a idéia da classe bem interessante, só que as melhores habilidades dele só podiam ser usadas uma vez por dia ou uma vez por encontro (combate) que torna a coisa um pouco mais chata, as classes.. bem, achei o Warlock muito maneiro, também achei o WarLord muito maneiro pelo que eu vi, o Ranger que a Phan fez também ficou legal, o Mago do Sapo não consegui ver muita coisa mas pelo que eu vi.. consegue fazer muitas magias, principalmente em área que pode ser um diferencial… já o Guerreiro.. humm.. o guerreiro ficou fraco pra mim, eu pelo menos to acostumado a vê-lo porrando todo mundo, e quando me deparo com o Guerreiro de 4E, ele dá os mesmo 16-25 de dano que todas as outras classes dão, e alem do mais, a contagem de pontos de vida tá no minino estranha, um mago ficou com o HP quase igual ao o Warlord do Phil, eu um Warlock tinha mais HP que o Phil.. também achei que ficou estranho essa parte.

Perícias:

Nas perícias eles simplesmente juntaram tudo e fizeram as famosas perícias TUDãO igual em 3D&T, exemplos Atlético (escalar, natação, pular e etc)… dependendo do gosto de cada um isso ficou bem legal, uma quantidade menor de pontos em perícias mas também uma quantidade de perícias menor pra fazer um monte de coisas.

Morto e morrendo:

Na boa.. é impossível, e muito possível morrer em 4E, quando seus pontos de vida chegam a zero ou negativos existe a possibilidade de se fazer 3 testes no d20.. se o resultado for abaixo de 10 você continua morrendo senão você se estabiliza e pode se curar em ¼ dos pontos de vida com uma habilidade chamada Healing Surges, mas também chegar a zero pontos de vida não é nada impossível aliás e muito possível.. nós éramos um grupo de 5 pessoas enfrentando um desafio sugerido para 5 pessoas, e nós levamos bola dos monstros, tudo bem vencemos o combate, mas mesmo assim tomamos bola e muita bola.

O Livro dos Monstros:

Tá.. eu não consegui deixar de falar isso aqui.. eu juro que tentei, mas quando eu abro o livro dos montros da 4E parece que to segurando uma pokéagenda, na boa… os desenhos tão maneiros, mas não tem descrição de nada naquele livro, nada absolutamente. Imagem, golpes, dano do golpe e outro monstro xD, isso tá engracadão.

Enfim, pra mim o D&D 4E é um jogo bem divertido, na proposta deles de criarem um jogo que chamasse novos jogadores, eles conseguiram.. na visão do Raty eles conseguiram transformar D&D 4E em Diablo 2 de mesa, o Sapo ficou sem opinião.. a Phan achou o jogo legal , mas e eu?? Bem, eu achei o 3.5 muito foda xD.

Mas sério agora.. tipo.. o jogo ficou bem game mesmo, não é tão ruim quanto ouvi falar, mas também não é essas coisas pra nesse exato momento migrar de 3.5 pra 4E.

SAPO: Revisado por eu mesmo. Senão, ninguém entenderia pôrra nenhuma…