Powers

A favor: Muitas Opções.

Contra: Os powers são Battle Oriented (A maioria só é aplicável dentro de combate), quase tudo você encontrava no 3.5, e não eram úteis lá, são quebra galhos agora.

Feats

A favor: Eles ainda existem, gostei de como dividiram por nível pra balancear os personagens.

Contra: jogamos no nível 8, os personagens tinham direito a 5 talentos, e TODOS tinham iniciativa aprimorada, Porque?, Porque é um dos únicos talentos realmente úteis na lista de 2 paginas, (Acredite, é fácil contar nos dedos os talentos úteis até o nivel 10)

Perícias

A favor: no nível 1 você consegue ter uns 12 em uma perícia.

Contra. No nível 10 você consegue ter uns 15 na mesma perícia, (Isso porque metade do seu nível entra na conta do seu total nas pericias)

Combate

A favor: hmmmm….

Contra: O sistema é totalmente battle oriented, tudo que você pega é pra bater mais, e bater melhor, e talvez por isso, absolutamente todos os personagens dão o MESMO dano

Classes

A favor: Eles tiveram mais trabalho dessa vez em pensar nas classes

Contra: Eles limitaram muito todas as classes, elas acabaram ficando muito parecidas.

Ex: O guerreiro bate: 1d10 + 5 alvo termina o turno deitado, Ranger bate: 1d8+5 alvo termina o turno ajoelhado, Mago bate: 2d6 alvo termina o turno paralisado. Todos fazem basicamente a mesma coisa, com um efeito cinematográfico diferente.

Ex:² Eu joguei de guerreiro e descobri que guerreiro era um Meat Tank, fiquei parado lá tomando porrada, e dando Ataques de Oportunidade pra cada peido inimigo, quem dava dano era o Ladino, Ranger, Warlock. todos davam cerca de 15~25 de dano, enquanto eu dava cerca de 9~19.

Raças.

A favor: Não tem nada de novo, eles não estragaram nada, tão pouco incrementaram nada.

Contra: Não tem nada de novo, conceito é o mesmo, só o dragonborn que é uma raça nova, mas não tem nada muito difícil de entender.

Regras

A favor: A mecânica do jogo continua muito parecida, então tudo que é de ruim/bom do 3.5 se manteve, a unica coisa que realmente me agradou foi metade do seu nível somar em alguns lugares,

Contra: PUTA QUE PARIU, você tem 55% de chance pra sair de QUALQUER EFEITO!!! WHATDAFCK?. Todas as classes têm um efeito em seus powers, seja poison, confusão, paralisa, e a grande maioria tem “save end” o teste de save é assim: você rola 1d20, se tirar 10+ você sai do efeito…..é isso mesmo (10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20) 11 números = 55% de chance de sair do status.

Minha opinião sobre 4.0 é:

Precisamos de um 4.5

Ou talvez só o Pathfinder seja suficiente.

PS.: Estou lendo as erratas que achei no Ooze, e LOL, eles vão relançar o sistema todo em erratas vocês vão ver