Loucura? Coca Cola demais? RPG demais? Talvez não. Para quem não conhece o projeto Ao Cair da Noite (Vamos chamar ACN ok?) ele é um RPG criado por Tiago José Galvão Moreira – ou simplesmente “Deicide” – que bancou na marra os custos do livro e agora vende seu trabalho através do site oficial Underground Haven.  Alias, ele liberou o PDF de seus livros gratuitamente, uma idéia inteligente já que o público tem de conhecer seu trabalho, caso contrário ninguém compraria algo que desconhece.

capa-lr.PNG

Uma capa excelente

E por que ACN me lembrou D&D? Finalizando a leitura do livro olha que coisa curiosa eu reparei… ACN Possui 6 atributos: Força (Força em D&D também), Agilidade (Destreza), Resiliência (Constituição), Carisma (Carisma também), Percepção (Sabedoria em D&D), Perspicácia (Inteligência).

Lógico que  ha toda uma decisão de designer por trás em ACN, tanto que aqui temos os atributos primeiramente separados em Físicos (Força, Agilidade, Resiliência) e Mentais (Carisma, Percepção e Perspicácia) que da bem mais elegância e facilita o desenvolvimento de um personagem mais coerente quando se opta por priorizar determinado grupo.

Não é a toa, ACN tem um grupo de atributos mais simples e ágil que sua inspiração (storyteller da White Wolf) por que é orientado pelos seus temas que são horror,  suspense, investigação e ação. Isso mesmo, ação.

Alguém lembra de Blade? Sobrenatural? Buffy a Caça Vampiros? Garotos Perdidos? Ha tantos exemplos e todos eles envolvendo seres humanos encontrando e enfrentando o desconhecido. Não falamos de Call of Cthulhu aonde os jogadores lidam com um mal desconhecido, ancestral e enlouquecedor. Uma presença alienigena impossível de se desafiar. Não que Ao Cair da Noite  não possa ser isso. Pelo contrário, devido sua proximidade desses gêneros ele pode com certeza.

 

cthulhu.jpg

Será que em ACN Cthulhu morreria com uma bomba atômica Nume? Nããããão….

Mas o que os jogadores que gostam de ação vão adorar – e eu sinceramente acho que o Deicide poderia explorar – é esse potencial de ACN para se destacar como um RPG de horror e Ação que ele já é. Eu não digo que ACN deveria se tornar um RPG “Pé na porta, soco na cara” sobrenatural… Mas ha hoje em dia um gênero cinematográfico se destacando que soma horror e ação e estamos vendo em seriados, filmes, desenhos e está agradando demais o publico.

supernatural.jpg

Dois aventureiros modernos.

Comparar D&D com ACN é ruim? Não, primeiro mostra que ACN está preparado – se o Deicide desejar – para agradar um novo grupo de jogadores bem maior que os da linha WoD, nWoD, MCWoD, WFK, WEDGDFTV e por ai vai… Segundo por que apesar da semelhança, os atributos de ACN  são apoiados por uma série de outras mecânicas de jogo que o torna singular ao resto e que comentarei em outros posts.

Assim, ACN tem potencial para se desgarrar de um possível estigma  injusto de RPG-que-copia-a-linha-White-Wolf e ainda oferecer uma material que agrada um publico ainda maior!

Em outros posts falarei um pouco mais sobre cada um dos livros (Ao cair da Noite – Livros de Regras e Desbravadores do Oculto) e seus pontos positivos e negativos. Caso queiram acompanhar o projeto Ao Cair da Noite ai vai o endereço:

www.underhaven.com.br

Será que a galera dos Dados Sujos faria alguma matéria achando combos para ACN?