Apesar de ser muito antigo, este é um joguinho que não se deve esquecer. Com uma temática simples e visual leve, Carmen San Diego simplesmente foi o xodó de uma geração de nerds na época do Winvirus 3.11, onde quase tudo era feito através de códigos do MS DOS.

A pouco tempo um carinha me pediu esse jogo pelo Orkut, como estava dando erro no MSN (tinha de ser do Windows mesmo), decidi postar aqui pra quem quiser.

Sim, o A cidade maravilhosa está inclusa como um ponto turístico no jogo. Calma, calma, não criemos pânico... disponibilizei em português para download!

Algumas considerações sobre o jogo (não que isso faça alguma diferença para você).

Gráficos: São antigos, mas se assim como eu, você está cagando para gráficos e quer diversão, vale a pena.

Sons: Bem simples. Entretanto, nada te impede de colocar um fone de ouvido e escutar algo mais sofisticado!

Desafio: Logo vai sacar que não é um desses joguinhos de última geração. Muitas perguntas para conseguir avançar no jogo são dificílimas.

Empolgação: Durante as caçadas ao grupo de Carmen, pode ficar meio monótono pela repetição. Na terceira missão você já nem vai estar lendo as pistas e, o clique no mouse fica frenético. Mas sempre aparece algo que tu não conhece e desperta a atenção, fora o arrancar de cabelos correndo atrás da enciclopédia para descobrir as charadas.

Porque baixar? Não sei. Você pode querer jogar somente para relembrar, para testar se nunca jogou, porque é fã do desenho (que aliás é muito bom), ou apenas manter o jogo na coleção. Qualquer desculpa dessas vale a pena!

Pontos positivos: O que eu sempre mais gosto nesse tipo de jogo (além da simplicidade), é a oportunidade de raciocínio lógico que ele te dá (quase comparado a cálculos de Físico-Química). Juntar as pistas e descobrir o meliante o mais rápido possível, se torna um objetivo paralelo, muitas vezes você vai se sentir como um jogador de xadrez, onde sua próxima escolha pode te dar a vitória ou a derrota. Além disso, se você tem filhos ou sobrinhos em idade escolar, é muito melhor ensiná-los a jogar Carmen, do que Naruto ou Pokémon, ninguém merece ver uma criança fazendo jutso ou repetindo igual a um idiota: “Pikachú, Pika Pika Pika chú…”.

Recompensa final: O que muitos sonharam e poucos conseguiram. Ter o seu nome no seleto Hall da fama, onde estão apenas os que conseguiram prender a maior ladra de todos os tempos, senhorita San Diego.

Replay: Bem… depois de prender a Carmen a primeira vez, dificilmente você vai querer tentar de novo. Porque dá um trabalho danado!

Notas:

Gráficos 6
Sons 5
Jogabilidade 9
Desafio 8
Diversão 8,5
Replay 5

Para baixar o jogo, clique no link abaixo.

Carmen San Diego