Esta é a primeira parte de uma série de posts sobre Hunter x Hunter RPG. O primeiro tópico a ser discutido será exatamente sobre a parte mais complicada de adaptar do mangá que são as regras sobre a utilização de Nen. Assim como em quase todo mangá japonês ha uma energia misteriosa que nos permite fazer coisas sobrehumanas. Só que em Hunter x Hunter é um pouco mais complicado…

Antes de mais nada vou avisando que vou controlcopiar (direitos reservados ao marlon do inominattus) certas definições de Hunter x Hunter da Wikipedia. Não por sem vergonhice, mas sim por que 60% do que tem lá foi praticamente eu que escrevi

O que é a Aura e o que é Nen?

Aura é a energia vital que flui naturalmente dos seres vivos. A arte de controlar essa energia chama-se “Nen“. Poucas pessoas conhecem esse poder, mas aqueles que o controlam se tornam pessoas poderosas, capazes de resistir ataques de bazucas e causar com os punhos ou qualquer parte do corpo dano equivalente a mesma. Extraido da Wikipedia

Transpiramos aura o tempo todo. Ela é nossa energia vital e saber aproveita-la é o que significa aprender o Nen. Existe um grande divisor de águas entre um usuário de Nen (vamos passar a chama-los assim) e um humano comum que não terá defesa nenhuma contra a energia.

Enfrentando usuários de Nen

Gon versus Knucle!

No mundo de Hunter x Hunter, em um combate entre um usuário de Nen e um que desconhece a energia para efeitos de regra considera-se que:

  • Todo personagem que não tem a vantagem Nen Básico (ler abaixo) tem automaticamente a desvantagem Vulnerabilidade a Aura. Como nas regras do Manual 3D&T Alpha, caso você seja atacado por qualquer coisas que tenha seu tipo de ataque classificado como aura, na hora de calcular sua Força de Defesa ignore o atributo Armadura
  • Objetos atacados pela energia também possuem essa vulnerabilidade. Ignore a Armadura e reduza  automaticamente os Pontos de Vida do objeto para descobrir se ele foi destruido.

Vantagem – Nen Básico (2 pontos)

Você aprendeu a controlar três tecnicas que são consideradas a base de todo método usado para manipular a aura e agora é automaticamente rotulado como um usuário de nen. Ten que diz respeito a reter a aura que exalamos e movimenta-la por nosso corpo para melhor proveito. Ren que diz respeito a capacidade de cada vez mais liberar aura de nosso corpo e Zetsu que é a capacidade de cortar completamnete o fluxo de aura para apagar seu rastro.

Para o jogo essas habilidades significam:

  • Perdemos automaticamente Vulnerabilidade a Aura.
  • Você pode declarar que está usando a habilidade Zetsu para cortar o fluxo de aura que envolve seu corpo tornando muito mais difícil sentir sua presença (mais explicações abaixo). Em contrapartida você desaparece com a aura que protegia seu corpo e assim, enquanto estiver usando Zetsu você volta  a adquirir a desvantagem Vulnerabilidade a Aura
  • Você ainda não é capaz de desferir ataques que contenham aura para afetar “pessoas comuns”.

Percebendo a presença de usuários de Nen

Qualquer usuário de nen é capaz de perceber outro próximo fazendo um teste do atributo Habilidade. A única forma de evitar isso é utilizando a tecnica básica Zetsu que você aprende comprando a vantagem Nen Básico . Ao tentar perceber alguém que conheça Nen e está oculto por Zetsu o teste de Habilidade fica mais difícil sofrendo uma penalidade igual a habilidade do personagem que está usando Zetsu.

Exemplo: Gangan está escondido atrás de um arbusto em meio a imensa floresta de Zam. Seu adversário, um misterioso ninja que o segue a dias pela floresta, perdeu sua pista e agora busca o rastro de sua aura.

O ninja deve fazer um teste de habilidade que seria fácil. Ele só não contava com o fato de Gangan ter percebido sua presença e ao despista-lo se escondeu em um arbusto e está usando Zetsu nesse exato momento. Por isso o teste de habilidade que antes era fácil se torna um teste de habilidade -4 (valor da habilidade de Gangan).

Caso o ninja não perceba mais a presença de Gangan ele estará em sérios problemas…

A matéria continua…