Tenha muito cuidado com o ponto fraco que escolhe...

Ter a desvantagem Ponto Fraco em 3D&T deixa o opositor mais forte ganhando +1 em Habilidade durante o combate. Parece muito pouco, mas Habilidade é o atributo mais usado em 3D&T e mesmo o +1 faz toda diferença do mundo.

Sendo o tema da Iniciativa 3D&T Alpha dessa semana Artes Marciais, venho por esse post sugerir que a vantagem Ataque Especial possa ganhar um pouco mais de possibilidades sendo capaz de dar trabalho para quem a possui. Segue abaixo duas fraquezas que podem ser compradas:

  • Ponto Fraco: Golpe Ineficaz (-1 ponto): Depois que o Ataque Especial é usado um número de vezes igual a sua Habilidade no mesmo adversário, esse inimigo pode efetuar um teste de Habilidade por rodada e caso ele tenha sucesso no teste ele ganha Armadura Extra contra seu Ataque Especial sempre.
    O jogador pode recomprar a Desvantagem para anular essa Armadura Extra representando sua superação com relação a fraqueza em sua técnica especial.
  • Ponto Fraco: Vulnerabilidade (-1 ponto): Quando você usa seu Ataque Especial você cria uma brecha em sua defesa que permite ao adversário causar mais dano em você. Você consegue ocultar de seu adversário o ponto fraco de seu Ataque Especial um número de vezes que você usa esse Ataque contra ele igual ao seu atributo Habilidade. Depois disso, caso ele passe em um teste de Habilidade (que pode ser tentado uma vez por rodada após ser possível) toda vez que você efetua seu Ataque Especial, na rodada seguinte e somente durante ela você fica com a Desvantagem Vulnerabilidade a qualquer ataque desse adversário.
    Novamente essa Desvantagem pode ser recomprada posteriormente representando a superação do personagem.

Inspirei-me claramente em situações comuns de combate em mangás, mas enfim, estamos falando de Defensores de Tóquio, não vejo nada demais com relação a isso. O valor -1 ponto pode parece baixo para uma desvantagem que abre sua defesa ou torna seu ataque praticamente ineficaz, mais não custa lembrar que essa desvantagem é uma fraqueza do Ataque Especial e somente usando ele você terá problemas.

Outros blogs que já participaram da Iniciativa:

Crônicas de Arton – Novas Vantagens de Artes Marciais
Elf’s Lair
Ninjas
Livre RoleplayKung-Fantasy
Rodapé do Horizonte – O Monge do Punho de Khalmyr
Yomotsu Hirasaka – Técnicas Especiais